A Seleção de 1982 está na história!

Após dias espetaculares ao lado da esposa, dos cunhados e da sogrona em Tel Aviv e Jerusalém, pegamos a estrada e fomos para o norte de Israel.

Em uma sorveteria em Tiberias, em frente ao Mar da Galileia, descobri coisas interessantes, como a versão israelense do Big Brother, que passava em uma TV de 14 polegadas, e o delicioso sabor do sorvete de “mekupelet”, chocolate típico da região.

Ao dizer que vinha do Brasil, logo fui informado do abusivo preço de um par de Havaianas (cerca de 100 reais) e descobri que o dono do estabelecimento era fã de futebol: “Brasil??? Ronaldinho!!!”, ele comentou, animado.

Perguntei se ele era fã do Neymar. “Não conheço não! Mas conheço Zico, Sócrates… Ele era médico, não era?”.

Respondi que sim e logo informei que o Doutor tinha morrido no final de 2011. O israelense lamentou e disse que Sócrates jogava demais, enaltecendo seus toques de calcanhar.

Disse também que o time do Brasil de 1982 era inesquecível. “Leandro, Júnior, Cerezo, Falcão, Zico, Chulapa… Eram grandes jogadores! Era um grande time”.

Fiquei feliz com a rápida conversa e pelo apreço que o homem tinha pela Seleção de Telê Santana, que acabou eliminada pela Itália de Paolo Rossi naquele Mundial.

E saindo da sorveteria lembrei de uma declaração de Felipe Melo, volante titular do Brasil na Copa de 2010, sobre os campeões de 70. “Brasil da Copa de 70? Não sei nada sobre eles não…”.

5 Respostas to “A Seleção de 1982 está na história!”

  1. Rodrigo Linhares Says:

    Falando do Felipe Melo, poucas vezes vi uma declaração tão prepotente por parte de um jogador.
    No mínimo, poderia ter sido mais elegante.
    Referiu-se com ar de desprezo àquela que, para muitos, é a maior seleção de todos os tempos, quando na verdade deveria assistir a alguns vídeos para aprender pelo menos um pouquinho com o Clodoaldo.
    Foi uma senhora canelada e bem ao seu estilo dentro de campo.
    Felipe Melo foi mais Felipe Melo do que nunca.
    Quanto à Seleção de 1982, sou suspeito para falar porque é a primeira Copa da qual me lembro (tinha 6 anos) e ali me apaixonei definitivamente pelo futebol.
    Foi a primeira vez também que chorei por causa desse esporte.
    Na minha cabeça de menino, Zico e Sócrates, mais do que ídolos, eram heróis.
    Não conseguia entender que no futebol se ganha e se perde e que até mesmo eles poderiam perder.
    Para ser sincero, até hoje não consigo entender.
    E para mim, mesmo aos 35 anos, de certa forma eles continuam sendo heróis.
    Representantes de um futebol que, em todos os sentidos, não existe mais.
    Aqui no Brasil, por uma questão cultural, costumamos dessprezar seleções que perdem Copas.
    Essa, porém, passa imune por parte de 99,999% das pessoas que acompanham futebol.
    Muito pelo contrário, quase sempre acaba sendo aclamada.
    E isso, de tão raro por aqui, é quase um título.
    Valeu, Seleção de 1982, para mim, sempre campeã!

  2. Pedro Luiz Boscato Says:

    É, Linhares, foi uma maravilhosa seleção, realmente. Apresentou um futebol vistoso, não só nós brasileiros que nos encantamos com ela e sim, o mundo todo, na sua grande maioria, pode-se dizer. Houve umas falhas, segundo comentários que ouvi, como já lhe falei, da década de 80 ao ao 2000, acompanhei pouco futebol, não tive quase tempo, trabalhei com eventos. Segundo comentários que ouvi, confirma-se isso?, um empate classificaria o Brasil naquele jogo frente a Itália. Embora com todo respeito a Valdir Perez que sempre achei um excelente goleiro, Leão fez muita falta naquela Copa, principalmente, sendo verdade, que um empate classificaria o Brasil no jogo contra a Itália. Leão, com sua bagagem, fatalmente, lider como era, teria sabido se impor e acalmaria o time naquele dia. Não dá para entender, se for verdade mesmo que o Brasil jogava aquela partida pelo empate, faltou orientação, organização, naquela seleção. Aliás, se é que verdade mesmo sobre a classificação com o empate, não foi a primeira vez que esse problema aconteceu em Copa do Mundo com a nossa seleção. Em 1954, jogo frente a Iuguslávia, o empate classificava ambas seleções. Jogadores brasileiros desconheciam isso. Os iuguslavos faziam sinal tentando esclarecê-los, os nossos, porém, não entendiam e partiam desesperadamente em busca do gol de desempate. Pior de tudo, terminada a partida, sairam cabisbaixos do gramado, sentiam-se derrotados, no ônibus que os levaria ao Hotel é que tomaram conhecimento que estavam classificados para enfrentar a Hungria. Pode ser um negócio desses? Claro, estava na cara, não era o saudoso Marechal da Vitória, saudoso Dr Paulo Machado de Carvalho, na Chefia da Delegação. Foi até bom, em 1954, isso. Para a Copa seguinte, colocaram o Marechal no comando e aí não deu outra, Brasil, Campeão na Suécia em 1958 e Bi Campeão no Chile em 1962. Em 1962 o Marechal não foil Aí, nem vale a pena lembrar, aquela catástrofe. Se houve Copa suspeita, com certeza, essa de 1966 foi e bem.

  3. Pedro Luiz Boscato Says:

    Retificação: digitei errado, em 1966 o Marechal não foi, aí aquela catástrofe. Nem vale a pena lembrar essa Copa, é se irritar. Essa Copa foi suspeita e bem, Brasil, pelo menos pareceu e bem, não foi lá para ganhar e sim para cumprir tabela, já estava classificado, antes da FIFA cometer o absurdo da mudança, o Campeão, a exemplo da Libertadores até hoje, como era a Taça Brasil antigamente, já tinha presença garantida na seguinte.

  4. Pedro Luiz Boscato Says:

    Gustavo, levante as mãos para cima que você ainda conseguiu ver em tape, não houve incêndios, felizmente, que destruiram relíquias de imagens como em épocas anteriores. Num dos incêndios da TV Record, acho que o primeiro, foi muito comentado e bem isso na época, imagens de muitos gols de Pelé que seriam vendidas cópias para o exterior, o incêndio acabou com elas, uma judiação, imagens daquele maravilhoso Santos no apogeu, o melhor time do mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: