Guardiola: o craque do Barcelona!

Muito se fala em Messi, Xavi, Iniesta, Daniel Alves, Pedro, Villa, Fábregas, Thiago e etc. É claro que são grandes jogadores e devem sim ser exaltados pelo futebol que jogam no Barça.

Mas pouco se fala em Guardiola, o treinador que comando o maior time que vi jogar.

São pouco mais de três anos à frente do time catalão e inúmeras conquistas, como dois Mundiais de Clubes, duas Copa dos Campeões, duas Supercopas Europeias, três Supercopas da Espanha e três Campeonatos Espanhois.

Guardiola implantou um sistema de jogo diferente de tudo que vinha sendo feito no futebol mundial. Parecido com o Carrossel Holandês de 1974, mas que os adversários ainda não descobriram como parar.

Desde que Guardiola assumiu o Barcelona, sabem quantas vezes o time adversário teve mais posse de bola? NENHUMA!

São dados como este que fazem o Barça ser, sem dúvida, o melhor time do mundo na atualidade.

Como eu disse, é claro que Messi, Iniesta e Xavi são craques de bola. Mas há quanto tempo eles estão no Barça? Dez anos? Um pouco menos, um pouco mais.

E, “coincidentemente”, o melhor período da carreira deles está acontecendo de três anos pra cá.

Simplesmente porque eles estão sendo comandados pelo verdadeiro craque do Barcelona: Pep Guardiola!

9 Respostas to “Guardiola: o craque do Barcelona!”

  1. Pedro Luiz Boscato Says:

    Uma coisa é certa mesmo, Gustavo, o time tem que ter elenco e também técnico que entenda da matéria, saiba lidar com os pupilos, enxergue a característica de cada jogador e aí implante o sistema.

    • gustavogrohmann Says:

      É claro que sem bons ovos nao se faz um bom omelete… mas o cozinheiro precisa saber bem o que está fazendo… O Santos de Pelé e cia e a Academia do Palmeiras jogavam mais que esse Barcelona?

  2. Wlamir Says:

    Concordo que uma equipe leva tempo para se formar e que o dedo do técnico é fundamental. Mas ter posse de bola somente não é o principal. Acontece que as únicas equipes que vi segurar o Barcelona foram equipes que marcaram os jogadores em cima, assim como eles fazem. Ficar olhando eles tocarem bola e ir para marcar depois, vai dançar mesmo. A verdade é que o Santos ficou olhando sem fazer marcação adequada. Além disso por acaso eles jogam em pastos como aqui no Brasil? Pastos sim, pouquíssimos campos tem condições de se tocar e bem a bola. Acontece que a mídia fica o tempo todo falando e imortalizando jogadores bons. Combatam o estado dos gramados. Um estádio não pode ter menos de 15 mil lugares, mas pode ser um pasto para jogar!!!!! Veja os campos que as categorias de base de lá jogam!!!!! Um PROFISSIONAL para executar bem o seu ofício tem que ter condições adequadas. Não comparem o futebol atual com o de antigamente que só técnica era suficiente. Grande abraço.

  3. odilon mario cardoso Says:

    DISSERAM QUE P/ O GUARDIOLA SER O MELHOR DO MUNDO, ELE TERIA QUE SER CAMPEÃO BRASILEIRO !!! P/ O TÉCNICO ESPANHOL ESTE TÍTULO SERIA COMO SER CAMPEÃO DA COPA KAISER
    APÓS AQUELE SANTÍSSIMO JOGO, FICOU CLARÍSSIMO QUE O FUTEBOL BRASILEIRO ESTÁ APROXIMANDO-SE DO FUTEBOL DO QATAR
    QTO AOS NOSSOS TREINADORES TB FICOU CLARO QUE ELES ESTÃO COMPLETAMENTE DEFAZADOS, COM CERTEZA SEUS SALÁRIOS DAQUI EM DIANTE SERÃO MUITO MENOR, AGUARDEM !!!!!!!!!!
    FORTE ABRAÇO

  4. Diogo Coelho Says:

    Guardiola tem muitos méritos neste time. Ele não lembro onde li, mas sei que quando ele assumiu o cargo, os jogadores foram obrigados a almoçar no CT, uma forma de melhorar o relacionamento entre os jogadores e também de, com uma alimentação balanceada, evitar algumas lesões.

    Resultado: Barça faturou vários títulos e Lionel Messi teve sua primeira grande temporada.

    Na parte tática, se pegarmos a temporada 2008-2009, o time tinha três atacantes (Messi, Henry e Eto’o) que guardavam mais a posição. Hoje o time joga quase que um futebol total, com uma movimentação intensa. Messi cai pela direita, joga no meio entre as linhas de zagueiros e volantes etc.

    Por último, Guardiola teve peito para barrar Ibrahimovic, contratação mais cara da história do Barça, colocando-o no banco devido suas má atuações e dispensando o sueco após sua primeira temporada no Camp Nou.

  5. Pedro Luiz Boscato Says:

    Gustavo, eu não tinha visto antes a sua pergunta. Eu não vi até hoje, time igual o Santos de Pelé & Cia. Bem entendido, de 70 para trás, aquilo foi time, aquilo foi futebol pra ninguém botar defeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: