Discordo completamente de Ricardo Gomes

Após os gritos de “burro, burro, burro” da torcida do São Paulo na vitória contra o Once Caldas, que classificou o Tricolor como primeiro de seu grupo na Libertadores, resolvi prestar um pouco mais de atenção nas atitudes táticas do técnico Ricardo Gomes.

Sei que sou ‘apenas’ um jornalista e não um treinador de futebol, mas como crítico do esporte bretão acho que tenho obrigação de expor minha opinião. Vou me ater aqui aos dois jogos contra o Universitário, pelas oitavas-de-final da competição sul-americana, e apontar o que faria de diferente.

Na primeira partida, no Peru, Ricardo Gomes entrou em campo com Rogério Ceni; Cicinho, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Rodrigo Souto, Hernanes e Jorge Wagner; Dagoberto, Washington e Marlos.

Realmente não entendo o motivo de Richarlyson ser titular absoluto da equipe. Ele fez uma única boa temporada no São Paulo, jogando no meio-campo. De resto sempre foi um jogador razoável. Pra mim, um time com três laterais de ofício (Júnior César, Carleto e Diogo) e um ala como Jorge Wagner, não pode improvisar Richarlyson na esquerda.

A escalação de Washington também foi outro ponto de discordância. Por pior que seja a equipe adversária, o São Paulo sempre será ‘agredido’ jogando fora de casa. Nos contra-ataques, escalando três atacantes rápidos (Marlos, Dagoberto e Fernandinho – não Washington), o Tricolor teria chance de fazer gols.

E em duas das três substituições feitas por Ricardo Gomes, também agiria diferente. Aprovei a entrada de Jean no lugar do contundido Cicinho. Mas após a expulsão de Richarlyson, não colocaria Júnior César em campo e muito menos tiraria Marlos, que vinha jogando bem. Sacaria Washington e colocaria Fernandinho, prendendo Jean na direita, como um terceiro zagueiro, passando Jorge Wagner para a ala esquerda, Marlos para a ala direita e com Rodrigo Souto e Hernanes no meio e Dagoberto e Fernandinho na frente.

Na terceira substituição, já que Washington estava em campo, não tiraria o matador, muito menos para a entrada de Renato Silva. Mas caso fosse ‘obrigado’ a tirar um atacante e colocar um terceiro zagueiro, liberaria Júnior César (pela esquerda) e Hernanes (pela direita) para o ataque. Não foi o que aconteceu. A equipe se fechou toda atrás (com três zagueiros, dois laterais e um volante) e levou certo sufoco do Universitário.

Já na partida de ontem, no Morumbi, Ricardo Gomes escalou Rogério Ceni; Cicinho, Alex Silva, Miranda e Júnior César; Rodrigo Souto, Hernanes e Jorge Wagner; Fernandinho, Dagoberto e Marlos.

Errou feio ao não entrar com Washington! Nunca um time como o Universitário, que somava cinco empates em sete jogos, iria ‘agredir’ o adversário fora de casa. Era óbvio que a equipe peruana se fecharia no campo de defesa. Nessas circunstâncias, a escalação de três rápidos atacantes não surte o efeito desejado, afinal eles não têm espaço para seus toques e lançamentos no contra-ataque. Aliás, o contra-ataque não existe, já que o time adversário não sai do seu próprio campo.

Para tentar corrigir o ‘erro’, Ricardo tinha de colocar Washington em campo, mas não no lugar de um atacante, pois assim ‘queimaria’ uma substituição. Eu sacaria Júnior César, que não vem fazendo boas partidas, colocaria o camisa 9 e passaria Jorge Wagner para a ala esquerda. Mas o treinador preferiu deixar o lateral em campo e sacar o experiente e rodado camisa 7. O futebol do São Paulo melhorou, mas Júnior César continuou ineficiente no lado esquerdo do campo.

Como crítico de futebol, acompanhando e estudando o esporte mais apaixonante do planeta, já concordei e discordei de vários treinadores, como Mano Menezes, Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho, Oswaldo de Oliveira, Tite, Antônio Lopes, Joel Santa e etc.

Mas nunca tive tantas divergências de pensamento como com Ricardo Gomes. Mas isso é apenas uma opinião de alguém de fora, que não acompanha o dia-a-dia do clube e nem conhece pessoalmente todos os jogadores do elenco.

E talvez, como ‘jornalista’, Ricardo Gomes também não seja muito fã dos meus textos…

Foto: VIPCOMM

16 Respostas to “Discordo completamente de Ricardo Gomes”

  1. Ednilson Valia Says:

    Meu caro jornalista,

    O senhor nasceu para perseguir alguém. Deve ter sido um inquisidor na outra encarnação. Não li uma única mísera linha criticando a atual diretoria Tricolor que demitiu Muricy para ter gerência no departamento de futebol do clube. E montou este elenco recheado de veteranos, sem comprometimento tático e ai, vossa senhoria culpa RG. Dio Santo, faça um “mea culpa” antes que arda em chamas no caldeirão do capeta.

    • gustavogrohmann Says:

      Longe disso. Ricardo Gomes não é o responsável pela má fase do São Paulo. Pelo menos não o único. O texto analisa Ricardo Gomes como técnico. Caso escreva algo sobre os motivos que levaram o São Paulo à má fase, pode ter certeza que citarei a diretoria…

  2. ODILON MARIO CARDOSO Says:

    CARO GUSTAVO MUITO BOA TARDE, CURTO E GROSSO, GOMES JAMAIS SERÁ TÉCNICO DE TIME GRANDE, ELE É UM SIMPLES DISTRIBUIDOR DE CAMISAS NO VESTIÁRIO, NÃO POSSUI CRIATIVIDADE PARA PASSAR AOS JOGADORES QUALQUER TÁTICA, VISTO QUE NOTA-SE CLARAMENTE NOS JOGOS QUE OS ATLETAS ESTÃO MUITO MAL DISTRIBUIDOS NO CAMPO ATÉ PARECEM UMA EQUIPE DE JOGO DE BOTÃO, NÃO EXISTE MOVIMENTAÇÃO QDO O TIME ESTÁ EM POSSE DA BOLA, É EXERCIDA SOMENTE QDO O ROGÉRIO BATE TIRO DE META, EX: O DAGOBERTO SAI DO MEIO E VAI P/ ALGUM DOS LADOS O MESMO ACONTECE COM O FERNANDINHO E TB O ÓTIMO MARLOS, CORRETO SERIA O MOVIMENTO QDO HERNANES E JORGE WAGNER (ESTE JOGANDO COMO ALA) ESTIVESSEM EM POSSE DA BOLA P/ QUE MARLOS, DAGOBERTO E FERNANDINHO FOSSEM ACIONADOS NO MÁXIMO EM DOIS TOQUES E EM CONDIÇÕES DE CHEGAR NA CARA DO GOLEIRO ADVERSÁRIO, BEM GUSTAVO DESSA FORMA VIRIA SUA IDAGAÇÃO, ISTO SERIA O TIME DO SANTOS!!! EXATAMENTE, CREIO QUE TEMOS JOGADORES QUE PODERIAM CRIAR A MESMA SITUAÇÃO, ALGUEM DUVIDA DA TÉCNICA E HABILIDADE DE HERNANES, MARLOS, FERNANDINHO E ATÉ DO DAGOBERTO P/ EXECUTAREM ESSE TRABALHO? VEJA QUE AS JOGADAS DO SANTOS NASCEM ATRAVÉS DO GANSO QUE ACIONA ROBINHO E NEYMAR CHEGANDO TB P/ A CONCLUSÃO DO ANDRÉ QUE É UM ATACANTE COMUM, TUDO ISTO É APENAS QUESTÃO DO TREINADOR POSSUIR A DEVIDA CRIATIVIDADE P/ PASSAR E SABER INCUTIR NA CABEÇA DO ATLETA O TIPO DO ESQUEMA DE JOGO, INFELIZMENTE ISTO NÃO OCORRE COM RICARDO GOMES, ASSIM SENDO ESTAMOS ASSISTINDO UM TIME SEM NENHUM PADRÃO DE JOGO, ASSIM COMO JOGADAS ENSAIADAS, SENDO QUE NOSSO FUTEBOL É TÃO PAUPÉRRIMO QUE O ATAQUE NÃO CONSEGUE SOFRER NENHUMA FALTA NAS APROXIMIDADES DA AREA ONDE NOSSA BOLA PARADA SEMPRE FOI MORTAL P/ O ADVERSÁRIO
    OUTRO ABSURDO SÃO AS MODIFICAÇÕES, QUE ALIÁS VC JÁ COMENTOU, ENTRETANTO NO JOGO DE ONTEM, FAZER ENTRAR EM CAMPO O ATLETA MARCELINHO PARAIBA AOS 44` DO SEGUNDO TEMPO ALEGANDO QUE FOI P/ COBRANÇA DE PENALIDADE, ISTO É BRICADEIRA, PIADA, PALHAÇADA E OUTROS QUETAIS
    FINALIZANDO DEVO DIZER-LHE QUE O NOSSO TRICOLOR NECESSITA DE PILOTO DE BOING E NÃO DE PILOTO DE TAXI!!!

    GUSTAVO NÃO DESANIME, SE FOR CONTRA O CRUZEIRO A VAGA IRÁ PARA O ESPAÇO LÁ NO MINEIRÃO, JÁ QUE COM ÉSTA BOLINHA IRA´TOMAR DE TRES OU QUATRO

    FORTE ABRAÇO

    ODILON

  3. Luiz Felipe Colucci Says:

    Concordo com alguns pontos e com outros não!
    Eu até colocaria o W9 no Peru, era chance de bola aerea.

    E sobre tirar o JW ontem e não o Junior Cesar … o RG é louco!!
    O JW é um dos que melhor bate na bola, era chance dos cruzamentos pelo menos. Sem contar que se fosse pros penaltis (como foi) o JW poderia bater, ao contrario do Junior Cesar.

    Sou São-Paulino e estou sim preocupado. Por mim, já teria trocado o RG.
    Acho que o São Paulo só chegou nas semi do Paulista e nas quartas da libertadores porque o elenco é bom, pq se precisasse de um tecnico mesmo … estavamos rebaixado do paulistinha!

  4. @rcandido10 Says:

    “#foraricardogomes O meu São Paulo é muito maior que vc”

    Depois do papelão que ele fez, com o melhor time sub23 que o Brasil já teve, não dá para esperar muta coisa dele não… Foi importante no fim do ano passado, mas para ser campeão de Libertadores, precisa de um técnico de verdade…

    Manda embora ele, richarlysson, cleber santana, léo lima e Cicinho. Com a economia do Sálarios deles, duvido que não dá para pagar o sálario do Felipão!

  5. ODILON MARIO CARDOSO Says:

    OLHA SÓ GUSTAVO, ROGERIO CENI, CICINHO, ALEX SILVA, MIRANDA, HERNANES TODOS DE SELEÇÃO BRASILEIRA
    MARCELINHO PARAIBA, CLEBER SANTANA, WASHINGTON (SEMPRE ARTILHEIRO) SÃO NOMES DE EXPRESÃO DENTRO DO FUTEBOL, POSSUIMOS UM ELENCO FANTÁSTICO, TEMOS TB GAROTOS DA BASE DE ÓTIMA QUALIDADE, SEM CONTAR COM OSCAR, AINDA TEMOS BONS NOMES QUE DESPONTARAM NA ULTIMA TAÇA SP, MARCELINHO (MEIA) RONIELI (CENTRO AVANTE) JEFERSON (ALA) HENRIQUE E OUTROS TANTOS QUE NÃO SABEMOS O MOTIVO DO NÃO APROVEITAMENTO DOS MENINOS NO PROFISSIONAL, AGORA VIRÁ O FERNANDÃO (OUTRA PIPA P/ O GOMES) PODERÁ ATE DAR CERTO QUEM SABE!!! PORÉM PELO ANDAR DA CARRUAGEM SERIA MAIS UMA TENTATIVA INFRUTÍFERA, NUNCA FUI FAVORAVEL A CONTRATAÇÃO DO LUXEMBURGO, ENTRETANTO CREIO QUE SERIA UM MAL NECESSÁRIO

    PREGUNTO (COMO DIRIA ADONIRAN BARBOSA) PORQUE MOTIVO O AROUCA JOGOU MUITO NO FLU E AGORA NO SANTOS E NO SPFC NECAS!!! PARTINDO-SE DESTE PRINCIPIO AGORA PERGUNTO: JOGANDO NO COMANDO DO RICARDO GOMES, NEIMAR, GANSO, ROBINHO E ANDRÉ TERIAM O MESMO RENDIMENTO?
    AGUARDO SUA RESPOSTA

    FORTE ABRAÇO

    ODILON

  6. Rodrigo Linhares Says:

    Esse Ricardo Gomes é treinador taticamente sofrível e com uma incrível incapacidade de motivar seus atletas através de sua “sonífera” figura.
    Parece ser, sim, um sujeito culto, educado e boa gente.
    Mas ele foi contratado para ser treinador e, nesse quisito, não tem, pelo menos por enquanto, capacidade de dirigir uma equipe de ponta como é o São Paulo.
    A melhor coisa que poderia ter acontecido ontem ao Tricolor teria sido a eliminação.
    A equipe seguiu?
    Sim, seguiu.
    Mas tem data marcada para morrer na competição, já que dificilmente passará pelo Cruzeiro, que tem hoje um time mais competitivo que o seu.
    Tem tudo para, de novo, perder a Libertadores para um time brasileiro.
    Se a equipe caísse ontem, RG já estaria demitido a uma hora dessas (quem resistiria a uma eliminação para uma equipe peruana em pleno Morumbi?) e o São Paulo, com novo treinador para o Brasileirão, pelo elenco que tem, poderia perfeitamente ganhar a competição.
    Mas o Tricolor avançou ontem.
    E continua com RG, em breve estará fora da Libertadores e só lá pelas tantas rodadas com novo técnico no Brasileirão, o que poderá ser tarde para vencer o campeonato.

  7. ODILON MARIO CARDOSO Says:

    NOSSO BOM AMIGO EDNILSON AINDA FALA EM MURICY, CREIO QUE ELE ATÉ AGORA ACREDITA EM PAPAI NOEL, ASSOMBRAÇÃO,MÁGICA, BRUXA ETC, ETC!!!

    ABRAÇAO

    ODILON

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: