O futuro dos Meninos da Vila

Como muito já foi falado sobre os belos gols, jogadas e goleadas do Santos e de seus ‘garotos fantásticos’, resolvi fazer aqui uma séria brincadeira de futurologia, baseado no que enxergo na personalidade e no futebol dos Meninos da Vila.

Abaixo, minha sincera opinião do momento que cada um deles viverá daqui cinco anos.

Felipe – Pode e deve aprender e melhorar muito, principalmente debaixo dos três paus. Mesmo assim será apenas titular de um time médio do Brasil ou, se tiver um bom empresário, se encaixará como reserva de alguma equipe europeia.

Pará – Apesar da boa fase atual no Santos, ele estará perambulando por times do interior, de pouca expressão nacional.

Edu Dracena – Já em fim de carreira, estará em algum time médio do Brasil ou na reserva do Cruzeiro, onde fará seu jogo de despedida.

Durval – Aos 35 anos, já estará aposentado e relembrando com os amigos seus grandes momentos com os novos Meninos da Vila, como o gol da vitória contra o São Paulo, no Morumbi.

Léo – Após pendurar as chuteiras em 2013, terá 40 anos e tentará dar um rumo na ‘nova vida’, possivelmente ainda dentro do futebol, como empresário, dirigente ou treinador.

Arouca – Volante de boa marcação, terá melhorado muito na saída de bola e integrará o elenco de algum clube grande da Europa.

Wesley – Se não definir seu posicionamento em campo, terá a carreira prejudicada. Será daqueles nota 7 em várias posições, mas 10 em nenhuma delas. Vide Julio Baptista.

Marquinhos – Já em fim de carreira, será o camisa 10 do Paraná Clube, onde apareceu para o futebol nacional, ou do Avaí, onde se destacou antes de ir para o Santos.

Paulo Henrique Ganso – O melhor dos Meninos da Vila, será titular absoluto e ídolo inquestionável de um grande clube europeu. Sem dúvida o futuro camisa 10 da Seleção Brasileira, sucessor de Kaká.

Robinho – Depois de seu bom retorno ao Santos e da boa performance na Copa de 2010, sairá do Manchester City para um clube grande da Europa (possivelmente o Barcelona). Após alternar momentos geniais e pífios, será criticado pela imprensa e pela torcida e forçará sua saída para outra equipe do Velho Continente, ou para sua terceira passagem pelo Santos.

Neymar – ‘Craque da gola alta’ e seguidor do mesmo caminho de Robinho, nunca será o melhor do mundo, apesar do imenso potencial. Assim como o atual camisa 7 do Peixe, será titular da Seleção Brasileira ‘apenas’ para infernizar os adversários e levantar a torcida.

André – Será o primeiro dos Meninos da Vila a deixar o Santos. Estará em um clube médio ou grande da Europa e mesmo sendo artilheiro de seu campeonato, terá poucas chances na Seleção Brasileira.

Zé Eduardo – Mesmo sendo rápido e habilidoso, não é excepcional como Robinho e Neymar. Outro ‘craque da gola alta’, não chegará nem perto de seus companheiros ‘sucessores de Pelé’. Estará fazendo suas firulas e seus gols em algum time médio ou pequeno do Brasil após fracassadas tentativas de sucesso na Europa.

14 Respostas to “O futuro dos Meninos da Vila”

  1. Ednilson Valia Says:

    Eu também vou ser super sincero. Este post é pura mágoa de são-paulino, que foi humilhado pelo time do Santos. Agora, a família do Pará, do Zé Eduardo, do Robinho e mais alguns gostariam das previsões da mãe Dinah. E cuidado, com as previsões destes para o seu futuro jornalístico. rsrsrs

    • gustavogrohmann Says:

      Opiniões são opiniões. As minhas, as suas… Sobre as previsões para o meu futuro como jornalista, o espaço está aqui para ser usado também para isto… E sobre as famílias dos jogadores, talvez as dos outros jogadores que analisei, também queiram fazer suas previsões…

  2. Dedé Says:

    realmente, um post corajoso. acho que a partir do momento que falta embasamento argumentativo, mesmo como ”brincadeira” as previsoes ficaram soltas demais. Algumas são bem provaveis, ainda mais se tratando dos jogadores mais velhos. Em relação ao Neymar acho um pouco exagerada, acredito que o futebol desse jogador de 18 anos é superior ao que era o do Robinho. Melhor dominio e chute. Os numeros dele são bem respeitaveis comparado ao proprio Ganso nas suas primeiras temporadas. (Ganso, que nao durou muito na sua primeira subida par ao time principal, voltando coerentemente, para base)

    • gustavogrohmann Says:

      Exatamente por isso quis fazer essa “séria brincadeira”. “Brincadeira”, pois não posso analisar o futuro com precisão. “Séria”, pois são minhas projeções olhando bem para o futebol e a personalidade desses garotos. Falar depois do resultado do jogo é fácil! “Arriscar” projetando o futuro em cima de uma análise do atual momento é mais complicado. Errei com o Diego, com o Daniel Carvalho e com o próprio Robinho (achava que ele seria o melhor do mundo e hoje descartei essa ideia). Mas acertei com o Kaká, com o goleiro Júlio César (da Inter) e com o volante Denílson (do Arsenal). Só pra citar alguns exemplos dos dois “lados”…

  3. Ednilson Valia Says:

    Prezado Blogueiro, seu “Locô”. Escrevi apenas que você tem mais potencial para denotar as coisas importantes sobre as quatro linhas, que este ranço são-paulino sobre os santistas. Vossa senhoria é inteligente, mordaz e sarcástico. Use-os.

    • gustavogrohmann Says:

      Quer dizer que dar minha opinião crítica sobre o futuro do jogador após calma análise é demonstrar “raiva”? Pra mim, o Ganso será o melhor do mundo nos próximos anos! Isso significa que eu estou “apaixonado” por ele então?!?!

  4. Julio Moschen Says:

    OS MENINOS DA VILA

    Julio Cesar Moschen

    OS MENINOS DA VILA
    VAO BRINCAR DE FUTEBOL
    ALEGRIA EM TODOS OS CANTOS
    ORGULHO DO SANTOS

    PRA ENTRAR NESSE TIME
    NÃO BASTA TALENTO NO PÉ
    É PRECISO SABER A HISTÓRIA
    E A GLÓRIA DO REI PELÉ

    HONRAR A CAMISA BRANCA
    TRADIÇÃO DO MEU PAÍS
    RESPEITO `A NOSSA TORCIDA
    E SEMPRE SER FELIZ.

    Grande abraço
    Julio Moschen

  5. @rcandido10 Says:

    Não é por nada não, mas acho que estão enchendo a bola desses garotos d+!
    Sou São Paulino, e o unico que eu vejo vestindo o manto tri campeão mundial, seria o Ganso…
    Robinho, Neymar, André… Esses caras gostam da bagunça, das festas, da zoeira… ganhar o Paulista é fácil, quero ver ser campeão da América!!!
    E voltando para as projeções, aquele time de 2002 é bem parecido…
    Qual atleta daquele time, está em um grande europeu? Os melhores do time eram Diego (que oscila muito na Juventus) e Robinho (que pediu “pra sair” do MC)…
    Então pessoal, muita calma nessa hora…

    • gustavogrohmann Says:

      Talvez falte gente boa, que se importe de verdade com esses meninos e com o futebol brasileiro, para orientá-los. Será uma pena “perder” um talento como esse do Neymar. Mas sinto que o caminho será esse. Infelizmente…

  6. Leandro Says:

    Pessoal, acho interessante brincarmos de futurologia e brincarmos de criticar jogadores do time adversário, mas não podemos negar que esse time do Santos é diferente de tudo o que temos visto.
    O grande problema do futebol é que tivemos grandes times e grande campeões (SP de 92,93, Palmeiras de 96, Brasil de 94 e 2002 etc) jogando de maneira pragmática e com respeito excessivo ao esquema tático (da lista de times acima, falem alguém fora de série ou uma sequência de jogos com média de gols acima do esse time do Santos tem…) e com isso nos esquecemos da essência do futebol. O futebol brasileiro encantou o mundo com o Santos dos anos 60, com o Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro, um futebol muito mais parecido com esse jogao pelos meninos da vila do que o futebol chato e manjado dos times depois dos anos 80… Que pena que a Italia ganhou do Brasil em 82, esse foi um divisor de águas, mostro para todos que futebol pragmático gera resultado e que futebol arte só enche os olhos… para o bem do futebol, esse Santos irá reverter essa crença, seremos campeões e esses meninos farão a alegria de muitos brasileiros na seleção, da mesma maneira que torço para o saopaulino Kaká quando veste a amarelinha.
    Abraços

    • gustavogrohmann Says:

      Realmente é muito bom ver uma garota dessas… jogando bem, rápido, indo pra cima e fazendo gols… Mas você não tem ideia de como eu queria que craques como Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Neymar tivessem a personalidade e a vontade de jogar de um Ganso, Kaká, etc… Ou até dos carregadores de piano como o Fernando, que jogou até os 41… que pena que eles não são assim… que disperdício!!!

  7. Fernando Coleti Says:

    Gustavo, muito boa e criativa tua matéria, apesar de pessimista.

    Com relação ao futuro, não somos a Mãe-Dinah, mas adoramos tentar prevê-lo.

    Tanto o Felipe, como o André, tem ótimos potenciais. Mas não sei ao certo onde chegarão.

    Paulo Henrique é seleção + time grande da Europa.

    Neymar, escreva isto, será “melhor do mundo” ou, na pior das hipóteses, “um dos”.

    Não gosto do que quase todo mundo faz, comparando Ganso a Neymar, quem é melhor. Os dois são geniais. E ponto final. A única observação que faço é que o Ganso tem 20 anos e o Neymar tem 18. Nessa idade 2 anos fazem muita diferença. Por isso, apenas por palpite, acho que Neymar chegará mais longe.

  8. ODILON MARIO CARDOSO Says:

    OS GAROTOS GANSO, NEYMAR, ANDRÉ, WESLEY E O ROBINHO (QUE SÓMENTE JOGA NO SANTOS) ESMERILHARAM NO PAULISTA, VEREMOS NO BRASILEIRO E QUEM SABE UM DIA NA LIBERTADORES SE A PEGADA SERÁ IGUAL, DE TODOS SOMENTE ACREDITO QUE O GANSO O SERIA O DIFERENCIAL, ELE ESTÁ COM PINTA DE MUITO SUCESSO, SABE DAS COISAS DA BOLA, APÓS AQUELA CASSETADA DIRECIONADA AO TÉCNICO JR QUE NA VERDADE IRIA COMETER UMA VERDADEIRA CAGADA, LEMBROU MUITO DA PERSONALIDADE DO GERSON O CANHOTINHA DE OURO QUE NUNCA DEU MOLE P/ TREINADOR ALGUM, SOBRE O CANHOTA EXISTE UMA HISTÓRIA +OU- IGUAL A DO GANSO, ISTO SEGUNDO O SAUDOSO ROBERTO SILVA REPORTER NA ÉPOCA DA RADIO BANDEIRANTES, DEPOIS TE CONTO

    ABRAÇO

    ODILO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: